domingo, 9 de agosto de 2009

Novas tecnologias, novos relacionamentos, novas formas de Governo!?!?!?

As fronteiras entre cidadãos, governos e empresas já caíram e os que ainda não se deram conta poderão cair, ou sumir mais rápido do que podem imaginar. Nos sites de relacionamentos, consumidores expõem seus desejos, frustrações, e alegrias influenciando em tempo real diversas pessoas. No “Youtube”, vídeos são postados e assistidos por pessoas anônimas com uma velocidade e influência inimaginável poucos anos atrás.
Neste novo cenário, esconder-se de seu público, sejam as empresas de seus consumidores ou os políticos de seus eleitores, é o caminho mais curto para o seu desaparecimento. Neste tom, o cineasta inglês Ivo Gormley, disponibilizou de graça aqui um documentário, Us Now, sobre como as pessoas podem e devem influenciar nas decisões de instituições públicas e privadas e como estas devem ouvir os internautas sob risco de sumirem do mapa.
A justificativa de Ivo para essa mudança nas relações entre cidadãos e instituições é que, na era da internet, onde cada vez mais as pessoas publicam informações sobre si, as relações virtuais baseiam-se em índices de confiabilidade, os quais são medidos em sites como o Ebay, por exemplo, em que os vendedores são julgados pelos compradores. Quanto mais avaliações positivas o primeiro tiver, maior a rua reputação. E isso, como Ivo mostra em entrevistas e casos interessantes, também migra para o mundo real.


Um comentário:

  1. Realmente essa é uma tendencia de futuro, é preciso estar atento...

    ResponderExcluir