sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Miguel Nicolelis, um novo mundo é possível!




Miguel Nicolelis, brasileiro, é um dos maiores neurocientistas mundiais. Lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência da Universidade Duke (DurhamEstados Unidos) que estuda as tentativas de integrar o cérebro humano com as máquinas (neuropróteses ou interfaces cérebro-máquina). O objetivo das pesquisas é desenvolver próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal.
Após alguns anos fora do Brasil, retorna para fundar em Natal um centro de ciências infantil. Nesta palestra, ele explica um pouco do que é este projeto e uma nova forma de vermos e educarmos nossas crianças. Abaixo, repasso um trecho de uma entrevista concedida por ele para a Revista "Caros Amigos". O griffo abaixo é meu e visa demonstrar um dos exemplos que citamos aos nossos clientes da importância em se acabar com uma hierarquia de valores onde acredita-se que quem está no topo é melhor do quem está embaixo!






MARCOS ZIBORDI - Era esse confronto que você tinha na faculdade?
Miguel Nicolelis - A universidade brasileira ainda vive da hierarquia, da hipótese de que quem está à frente da classe sabe mais. E ainda não permite um canal de desafio. O que aprendi muito nos EUA é que se você está dando uma aula, e o menino do colegial que está na universidade fala que você está falando besteira, “não é assim, é x, y, z”, você tem que parar e falar “tem razão”. Esse canal de comunicação bilateral não existia aqui. Ainda vivemos do saber da autoridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário