domingo, 12 de julho de 2009

Veja abaixo a visão de Daniel Pink autor de "A Whole New Mind" em Simpósio da Wharton sobre Evolução da Aprendizagem

Daniel Pink destaca que no ritmo atual e na forma que as mudanças vem ocorrendo os estudantes de hoje terão de aprender como pensar de forma diferente de seus pais para sobreviver e prosperar. Destaca o mesmo pensamento para as empresas atuais.

Ele fala que na geração passada, os estudantes obedeciam à seguinte fórmula: tirar boas notas, cursar a faculdade e usar a instrução recebida para conseguir um bom emprego. Quem tinha facilidade para idiomas era aconselhado a fazer direito; os que eram bons em matemática ou em ciências eram incentivados a fazer engenharia ou medicina. Essas são as regras que foram passadas às crianças de classe média das economias avançadas”, observou Pink. “Era assim que o mundo funcionava.

Para dar conta dos desafios de hoje, ele fala que o que conta não é apenas o que aprendemos, mas também como aprendemos. Em outras palavras: estamos desenvolvendo o hemisfério direito ou esquerdo do cérebro? O lado esquerdo trabalha especificamente com o raciocínio linear, lógico e analítico. O hemisfério direito é responsável por tarefas mais abrangentes e de caráter não-verbal — por exemplo, o processamento de tarefas de uma única vez, e não de forma sequenciada; a interpretação de expressões faciais e ênfase na síntese em detrimento da análise. Para lidar com os desafios do mundo de amanhã, teremos de usar mais o lado direito do cérebro, disse Pink.

Abaixo, destaco algumas frases de destaque de Pink:

"No meu entender, as habilidades que mais importam na economia atual estão associadas à capacidade artística, à empatia, à inventividade e ao pensamento totalizador”.


“No século passado, as máquinas fizeram as vezes das nossas costas e dos nossos músculos. No século atual, o software está substituindo o cérebro”.

“Num mundo de abundância, saturado de coisas [...] há vantagem econômica sempre que se oferece às pessoas algo novo”. Não basta mais aprimorar o produto existente — o valor econômico verdadeiro está na invenção."

“Precisamos de pensadores grandiosos, ousados e inventivos para lidar com problemas como mudança climática, dependência do petróleo ou desigualdade de riqueza.”

Pink observou que muitas das habilidades do hemisfério direito — como, por exemplo, o talento para o design, para contar histórias, a capacidade de síntese, empatia e reconhecimento de padrões — são difíceis de terceirizar. Portanto, as pessoas dotadas de habilidades bastante acentuadas como essas são fortes candidatas à satisfação das necessidades do mercado.

Click aqui e veja na íntegra esta entrevista.

2 comentários:

  1. Caro Amigo, Excelente iniciativa, assim crescemos juntos... e multiplicamos dividindo... Soa como musica, [DERTOUZOS,2002]
    “Nos últimos 15 anos do século XX, as empresas mais bem
    sucedidas do mundo descobriram uma grande verdade que subverteu a
    mentalidade de produção em massa de Henry Ford de dizer aos funcionários exatamente o que fazer e tratá‐los como um fator de custo a ser minimizado. Concluíram que o sucesso resultava em dar aos funcionários a liberdade de pensar por si mesmos e tomar suas próprias decisões no interesse do bem‐estar geral da organização. Tarde, porém admiravelmente, elas descobriram que as pessoas cantam!”

    ResponderExcluir
  2. Marrrcio, você é um dos responsáveis para esta idéia sair da cabeça e ir para a web! Conto com você nao apenas como incentivador, mas também como grande contribuidor, abraços!

    ResponderExcluir